top of page

Viscossuplementação

Entenda sobre a técnica de viscossuplementação, quais os casos em que é recomendado, contraindicações, como é feita a aplicação e quais cuidados se deve ter após o procedimento.

O que é a viscossuplementação?

É a técnica de aplicação intra-articular de um gel contendo ácido hialurônico (AH), com o intuito de melhorar as propriedades viscoelásticas do líquido sinovial. O líquido sinovial é um fluido viscoso presente nas articulações, que ajuda na lubrificação e na absorção de impacto. O AH é uma das principais moléculas encontradas neste líquido e na cartilagem hialina do joelho saudável. Além das propriedades biomecânicas, atribui-se ao AH funções na modulação inflamatória. No joelho com osteoartrite ocorre uma redução na concentração de AH, além da alteração da composição no peso das moléculas de AH.


Viscossuplementação

Qual o resultado da viscossuplementação?

O objetivo da viscossuplementação é a melhora temporária na dor e na mobilidade do joelho, mas a resposta é bastante variável entre os pacientes. Indivíduos que não obtêm alívio da dor com uso de analgésicos, anti-inflamatórios e com fisioterapia tendem a ter uma resposta pobre à viscossuplementação. Pacientes em estágios mais avançados da osteoartrite também costumam apresentar uma resposta menos expressiva. No entanto, a maioria dos pacientes apresenta algum grau de melhora após o procedimento, por pelo menos 5 a 13 semanas, podendo prolongar este prazo por até 12 a 18 meses.


Quando está indicada a viscossuplementação e quais as contraindicações?

Pacientes portadores de osteoartrite ou condromalácea (condropatia) patelar do joelho, nos estágios inicial ou intermediário, que não apresentaram melhora sustentada dos sintomas com medidas conservadoras iniciais, como uso de medicamentos orais e reabilitação. O risco de complicações é baixo. O mais frequente é algum tipo de reação local dolorosa nos primeiros dias. As principais contraindicações são histórico de alergia aos componentes do produto, hemofilia, infecções na pele ao redor do joelho ou insuficiência venosa grave nos membros inferiores.


Por que há tanta variação no preço da aplicação de AH?

Existe divergência na literatura científica sobre diversos aspectos dos produtos comerciais disponíveis, como variações no peso molecular, estrutura molecular (linear, cross-linked), fonte (animal ou bio-fermentado), concentração, volume da infusão e posologia. Estas diferenças repercutem no preço dos produtos e devem ser ponderadas pelo médico, para orientar adequadamente os pacientes. É prudente que o paciente discuta com seu médico sobre a qualidade do produto que será aplicado.


Como é feita a viscossuplementação? Precisa de jejum?

A infiltração do AH pode ser realizada no consultório, sob técnica asséptica adequada. Costuma ser um procedimento pouco doloroso, mas usualmente se aplica um anestésico local, para a colocação de uma agulha mais calibrosa dentro da articulação. Não é necessário, mas, eventualmente, pode-se realizar a viscossuplementação no centro cirúrgico, aproveitando-se da disponibilidade de materiais e esterilização. Para este procedimento não é preciso jejum, nem nenhum outro preparo.


Quais os cuidados após a aplicação?

Após a infiltração, é aplicado um curativo, que pode ser retirado após dois ou três dias. Nos primeiros dois dias é sugerido algum tipo de repouso, não absoluto, mas para reduzir efeitos dolorosos no local de aplicação. Neste período, é indicado a colocação de compressas geladas, durante 15 a 20 minutos, várias vezes ao dia. A movimentação ativa do joelho (exercícios de dobrar e esticar o joelho), vários ciclos ao dia, também ajuda a espalhar o produto pela articulação.


Ficou alguma dúvida?

Deixe sua pergunta nos comentários abaixo e responderei o mais rápido possível.

33 visualizações0 comentário

تعليقات


Dr. Paulo Ricardo Picon

O Dr. Paulo Ricardo Picon é médico ortopedista especialista em cirurgia do joelho, com formação em medicina pela UFCSPA. Concluiu sua especialização em ortopedia e traumatologia pela PUCRS e possui especialização em cirurgia do joelho e mestrado profissional pelo INTO-RJ. Ele é membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho. Sua experiência e dedicação aos seus pacientes proporcionam um atendimento profissional e humanizado.

Navegue pelos temas abaixo para aprofundar seu conhecimento sobre o joelho e tomar decisões embasadas para cuidar dessa importante articulação. Descubra como o joelho funciona, explore os distúrbios comuns que podem afetar a saúde do seu joelho e conheça opções de tratamento.

médico mostrando anatomia do joelho

Compreenda a complexidade do joelho e aprofunde-se na sua anatomia, biomecânica e fisiologia. Aprenda como as diferentes partes do joelho trabalham juntas para permitir nossa mobilidade diária.

homem segurando o joelho

Distúrbios do joelho

  Entenda as causas, sintomas e tratamentos para as condições que afetam a saúde do seu joelho, desde a artrose e as lesões ligamentares até a instabilidade patelo-femoral e as lesões de cartilagem.

bd888d23db10cd79ec6bd66c4b86f908_edited.

Conheça os tratamentos disponíveis, desde os conservadores, como exercícios e controle do peso, até procedimentos cirúrgicos. Entenda como ajudam a aliviar a dor e restaurar a função do seu joelho.

homem segurando o joelho

Recupere a saúde e a mobilidade do seu joelho

Não adie mais o cuidado que seu joelho precisa. Marque uma consulta agora e dê o primeiro passo para uma vida sem dor e restrições.

Tecido delicado

Caso precise de mais informações entre em contato conosco pelo whatsapp. Clique no botão abaixo e nossa equipe estará à disposição para responder suas perguntas.

Aguardamos o seu contato!

Tem alguma dúvida?

bottom of page